Pabx
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Qual a melhor solução de PABX para empresas existem atualmente? Preciso de internet para o PABX IP? Como é que funciona o PABX em nuvem? Estas e muitas outras respostas você encontrará nesta postagem sobre tipos tecnologias de PABX.

Não vou alongar a explicação falando o que é PABX, apenas um lembrete de como funciona e para que serve. Superficialmente falando, o PABX é um dispositivo de distribuição de chamadas. Uma central onde uma chamada pode ter vários destinos, funcionalidades, serviços e ações. Isso porque em alguns tipos de pabx, talvez na maioria, podemos integrar controle de acesso, alarmes, CFTV, chat em site, CRM, salas de reuniões, e uma infinidade de outros serviços. Mas não é em todos os tipos de PABX que teremos esta variedade de serviços. Alguns são mais básicos e começaremos por ele.

PABX Analógico

pabx analógico intelbras
Pabx analógico funções básicas

Este tipo de PABX é o que mais se usou até hoje por enquanto. Isto porque ele foi o primeiro tipo de tecnologia lançado para central de comunicação. O PABX analógico pode ter alguns serviços limitados por sua precária tecnologia. Por não ser configurado para funcionar em uma rede utilizando a internet, ele tem limitações ao local e aos serviços.

Com a central analógica podemos integrar, alarme, CFTV e controle de acesso. Em alguns modelos, o PABX recebe uma solicitação de chamada dos dispositivos integrados que é encaminhado ao responsável da segurança do ambiente. Também é possível realizar chamadas diretamente para a polícia, a partir de um evento ocorrido no local. Detectado pelos sensores de alarme, ou pelos sensores das câmeras.

Vale lembrar que tudo isso irá depender perfeito jampeamento dos conectores em cada interface FXO, e configuração na central de alarme, DVR e por fim no PABX.

O PABX analógico em pequenas empresas, é comumente usado para recebimento de chamadas e distribuição interna. Alguns modelos até permitem a utilização de uma secretária eletrônica, com um pequeno menu de atendimento que chamamos de URA (Unidade de Resposta Audível) ou IVR ( Interactive Voice Response).

PABX IP

pabx ip

O PABX IP tem as características do PABX analógico, com o grande diferencial de poder ser integrado a rede de computadores. Sendo assim, os telefones recebem um número de IP e podem realizar chamadas através do protocolo TCP-IP. Isso significa que seu ramal agora não está preso em sua sala, pois você poderá transportá-lo para qualquer lugar instalando um softphone em seu smarphone, ou levando seu aparelho telefônico IP para qualquer outro local.

Com o PABX IP as integrações com outros serviços são muito maiores. Além de todas as opções existentes no PABX analógico, agora você tem opções de integrar website, CRM, a câmera de CFTV pode realizar uma chamada diretamente, ou enviar um SMS, assim como o DVR ou NVR. Tudo que tem tecnologia TCP IP pode se comunicar com o PABX IP. Desde dispositivos IoT a tecnologias de borda.

A comunicação com PABX IP pode ser utilizada com VOIp (voz sobre IP), isso significa que sua empresa poderá economizar muito. Em alguns casos chega-se a economizar incríveis 80% da receita gasta com telefonia anualmente. Isso porque a tecnologia VOIp tem melhor custo benefício. Mantendo a qualidade e aumentando a variedade de aplicações.

Mas, assim como o PABX analógico, o PABX IP precisa ser instalado no local da empresa. Portanto precisa de manutenção preventiva, monitoramento contínuo, e mão de obra especializada treinada pelo fabricante do PABX IP. Os modelos de PABX IP são variados, o que aumenta a necessidade de especialização e cursos da equipe. Então o outsourcing ou contrato com uma empresa de telecom para realizar a manutenção e monitoramento do PABX, não será barata. Dependendo do tipo de pabx, quantidade de ramais, e necessidade de visita no local, o orçamento pode ser um limitador para ter mão de obra especializada, e não afetar o budget.

PABX em Nuvem

pabx em nuvem

O PABX em nuvem é a melhor solução para todos os tipos de empresas. Além de todas as integrações e serviços que compõem os PABX analógicos e PABX IP, este tem uma infinidade de outros serviços incríveis como:

  • Integrações com CRM e ERP
  • Sala de reunião com vídeo e voz ilimitado
  • Fila de atendimento baseado diferenciais
  • URA com integrações e ativação de outros serviços
  • Chat em sites com possibilidade do visitante ligar para seu ramal
  • Integração com sistemas avançados de alta voz
  • Hotdesking
  • Troncos ilimitados
  • Ramais iliitados
  • Configuração de segurança avançada interna e externa
  • E dezenas de outros serviços….

Com o PABX em nuvem a empresa tem a segurança de nunca ficar sem comunicação desde que haja internet. Mas isso resolve-se com um link de internet de backup configurado com load balancer.

O Pabx em nuvem pode ser configurado em nuvem pública, privada ou hibrida. Mantendo um backup de configurações e regras com fácil acesso e restauração.

O PABX em nuvem nunca fica sem energia ou instável.

O Pabx em nuvem é fácil de ser gerenciado, e a pŕopria equipe de TI poderá realizar a manutenção facilmente, incluir um novo ramal, desativar um ramal, configurar caixa postal, acessar o chat configurado no site, etc… Com o PABX em nuvem, além de toda configuração poder ser restaurada em minutos, também há a possibilidade de criar um servidor de redundância, de forma a manter mais segura a comunicação da empresa.

Alguns desenvolvedores de pabx em nuvem tem cursos de certificação online. Assim a equipe pode treinar tirar dúvidas sobre o sistema, entrar em contato com o suporte do produto, abrir chamado de forma rápida obtendo solução imediata, já que o pabx estará disponível para acesso e solução pela equipe de suporte.

Neste tipo de solução o outsourcing não é tão elevado em relação a custo, tendo em vista que a manutenção poderá ser totalmente remota. O PABX está acessível através da internet, bem como o servidor onde ele estará alocado. Isso diminuirá a necessidade de deslocamento ao local, o que acarretará em economia com passagens e combustível e tempo de atendimento.

Fabricantes e desenvolvedores de PABX.

Fabricantes de PABX IP e analógicos reconhecidos no mercado por sua qualidade excelente. Soluções para pequenas e médias empresas.

Alguns fabricantes de pabx analógicos se destacam no mercado, são estes:

  • Intelbras
  • Panasonic
  • HDL
  • Grandstream

Solução 3CX de PABX em nuvem

Destacamos o 3CX como o melhor pabx em nuvem já desenvolvido atualmente. O sistema foi escrito baseado no antigo Elastix, uma solução com raizes profundas no Asterisk.

O 3CX tem exatamente tudo em comunicação unificada, desde ramais ilimitados, integrações com sistemas, chat, webmeeting com compartilhamento de tela, gravação de chamadas e reuniões, tarifador para hotel, e centenas de outras funcionalidades incríveis. Funciona com uma grande variedade de aparelhos telefônicos IPs, e com o seu premiado softphone, totalmente estável e incrivelmente moderno.

Pode ser instalado em nuvem ou em servidor local. Entretanto como já frisamos antes, a instalação do PABX em nuvem tem vários pontos positivos e nenhum negativo.

Veja a comparação das edições clicando aqui

Para adquirir o 3CX você precisa entrar em contato com o revendedor credenciado. O revendedor orientará qual a edição melhor para seu projeto. Se você chegou até aqui e precisa de ajuda com a definição de melhor edição para seu projeto, clique aqui e permita que nós o ajudemos.

PABX Issabel

Muito aclamado por sua estabilidade, o Issabel é o antigo Elastix de cara nova. Tem grande variedade de serviço e é totalmente gratuito. Porém a não é tão fácil a instalação ou configuração, e necessita de mão de obra específica para a operação. Pode ser instalado em nuvem ou em servidor local.

Para obter ajuda com instalação e configuração do PABX Issabel clique e entre em contato conosco.

Free PBX

Este PABX pode ser configurado localmente ou em nuvem. Ele é o Asterisk com interface gráfica. Também tem como diferencial sua grande estabilidade, uma vasta documentação na internet, porém pouca mão de obra especializada, e por conta de algumas particularidades torna-se um tanto difícil a instalação e configuração. Para saber mais sobre o FreePBX clique aqui

Chegamos ao fim desta postagem, espero sinceramente que tenha contribuído para seu entendimento sobre os diferenciais do PABX analógico, PABX IP e PABX em nuvem.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No celular estamos em manutenção, mas você pode conferir todo o conteúdo pelo PC. Desculpe-nos o transtorno.