Lista das Melhores Práticas de Segurança da Informação
Muitas empresas e profissionais publicaram listas das melhores práticas de segurança. Esta é uma lista das melhores práticas de segurança:
- Realizar a avaliação de risco – Saber o valor do que você está protegendo ajudará a justificar as despesas de segurança.
- Criar uma política de segurança – Criar uma política que define claramente as regras da empresa, os deveres e as expectativas do trabalho.
- Medidas de segurança física – Restringir o acesso a racks de rede, locais de servidor, bem como supressão de fogo.
- Medidas de segurança de recursos humanos – Os antecedentes dos funcionários devem ser devidamente pesquisados.
- Executar e testar backups – Fazer backups regulares e teste de recuperação de dados de backups.
- Manter atualizações e patches de segurança – Atualizar regularmente o servidor e os sistemas operacionais e programas de dispositivos de rede e do cliente.
- Empregar controles de acesso – Configurar funções de usuário e níveis de privilégio, bem como autenticação forte ao usuário.
- Testar regularmente a resposta a incidentes – Empregar uma equipe de resposta a incidentes e testar cenários de resposta a emergências.
- Implementar uma rede de monitoramento, análise e ferramenta de gerenciamento – Escolher uma solução de gerenciamento de segurança que se integra a outras tecnologias.
- Implementar dispositivos de segurança de rede – Use roteadores next generation, firewalls e outros dispositivos de segurança.
- Implementar uma solução abrangente de segurança de endpoint – Use software antivírus e antimalware de nível corporativo.
- Treinar os usuários – Treinar os usuários e funcionários nos procedimentos de segurança.
- Criptografar dados – Criptografar todos os dados confidenciais da empresa, incluindo e-mail.
Algumas das orientações mais úteis são encontradas nos repositórios corporativos, tais como o Centro de recursos de segurança em computação do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), conforme mostrado na figura.
Uma das empresas mais conhecidas e respeitadas para o treinamento de segurança cibernética é o Instituto SANS. Clique aqui para saber mais sobre SANS e os tipos de treinamento e certificações disponíveis.