Wireless Com Segurança

wireless seguranca
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Como Usar Sua Rede Wireless Com Segurança

Redes sem fio permitem que dispositivos habilitados com WiFi, como notebooks e tablets, se conectem à rede através do identificador de rede, conhecido como Service Set Identifier (SSID). Para impedir que invasores entrem na rede sem fio residencial, deve-se alterar a senha padrão do SSID para acesso administrativo através do navegador. Os hackers têm conhecimento a respeito deste tipo de informação de acesso padrão. Opcionalmente, o roteador sem fio também pode ser configurado para não transmitir o SSID, que adiciona uma barreira adicional à descoberta de rede. No entanto, isto não deve ser considerado uma segurança adequada para rede sem fio. Além disso, você deve criptografar a comunicação sem fio ao permitir a segurança sem fio e o atributo de criptografia WPA2 no roteador sem fio. Mesmo com a criptografia WPA2 habilitada, a rede sem fio ainda pode estar vulnerável.

Em outubro de 2017, foi descoberta uma falha de segurança no protocolo WPA2. Essa falha permite a um invasor quebrar a criptografia entre o roteador sem fio e o cliente sem fio, além de acessar e manipular o tráfego de rede. Esta vulnerabilidade pode ser explorada usando Key Reinstallation Attacks (KRACK). Ela afeta todas as redes WiFi modernas e protegidas. Para mitigar um invasor, um usuário deve atualizar todos os produtos afetados: roteadores sem fio e qualquer dispositivo com capacidade para rede sem fio, como notebooks e dispositivos móveis, assim que as atualizações de segurança forem disponibilizadas. Em notebooks ou outros dispositivos que têm placa de rede com fio, uma conexão com fio pode mitigar essa vulnerabilidade. Além disso, você também pode usar um serviço VPN confiável para impedir o acesso não autorizado aos seus dados enquanto estiver usando a rede sem fio.

Clique aqui para saber mais sobre o KRACK.

Quando você estiver longe de casa, um ponto de acesso de WiFi público permite acessar as informações on-line e navegar na Internet. No entanto, é melhor não acessar ou enviar informações pessoais e confidenciais em uma rede sem fio pública. Verifique se o computador está configurado com o compartilhamento de arquivos e mídia e se ele requer autenticação de usuário com criptografia. Para impedir que alguém intercepte as informações (conhecidas como “espionagem”) enquanto estiver usando uma rede sem fio pública, utilize serviços e túneis VPN criptografados. O serviço VPN fornece acesso seguro à Internet, com uma conexão criptografada entre o computador e o servidor VPN do provedor de serviços VPN. Com um túnel VPN criptografado, mesmo se for interceptada uma transmissão de dados, ela não será decifrável.

Clique aqui para saber mais sobre como se proteger ao utilizar redes sem fio.

Muitos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, vêm com o protocolo sem fio Bluetooth. Esse recurso permite que dispositivos habilitados para Bluetooth conectem-se entre si e compartilhem informações. Infelizmente, o Bluetooth pode ser explorado por hackers para bisbilhotar alguns dispositivos, estabelecer controles de acesso remoto, distribuir malware e drenar as baterias. Para evitar esses problemas, mantenha o Bluetooth desligado quando você não estiver usando.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest